Cirurgia-Plastica-SP-Dr-Lucas-Consentino

Nosso Blog

Como funciona o processo de cicatrização do umbigo da abdominoplastia

Como funciona o processo de cicatrização do umbigo da abdominoplastia
Guia de Conteúdo

A cicatrização do umbigo é natural, mas são necessários cuidados pôs cirúrgicos.

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica muito cobiçada pelas mulheres, não só do Brasil, mas também de outros lugares do mundo.

O principal objetivo dessa cirurgia é corrigir o excesso de pele e gordura abdominal, fazendo com que a flacidez também seja diminuída. Cada paciente possui um resultado diferente conforme o seu corpo, mas uma das grandes dúvidas que muitas mulheres possuem, é sobre a cicatrização do umbigo.

Como dissemos, o resultado da abdominoplastia depende do corpo de cada pessoa, assim como os cuidados no pós-operatório, fundamentais para que a cicatrização seja excelente nesta região.

É comum que a recuperação total da cirurgia seja de 60 dias, em média, e por isso, os cuidados nesse período precisam ser redobrados. Para que você possa entender melhor sobre o assunto, trouxemos algumas informações importantes. Acompanhe a seguir!

Umbigo na abdominoplastia: como é feito?

 

Como funciona o processo de cicatrização do umbigo da abdominoplastia

O processo de cicatrização do umbigo depois da abdominoplastia varia segundo o corpo.

Na cirurgia de abdominoplastia, o umbigo não sofre alterações sobre a sua posição, isso significa que ele não sai do lugar. Para que o excesso de pele seja removido, o médico estica todo o tecido da região e faz uma incisão ao redor dele.

A abdominoplastia é uma cirurgia voltada principalmente para os pacientes que sonham em ter uma barriga mais lisa. Ela consiste na retirada de pele em excesso e gordura localizada nessa região, realizando também, a amarração do músculo.

O médico estica toda a pele que está em excesso para cortá-la, mas, é claro que é preciso fazer uma incisão na parte ao redor do umbigo. Para isso, é preciso descolar a pele do abdômen.

Quando o tecido é esticado novamente, o médico precisa saber onde o umbigo está preso, e com isso, fazer um corte sobre a pele para que ele fique visível. Caso você não se sinta bem com o seu umbigo, na abdominoplastia, o médico pode remodelar para que ele fique esteticamente mais bonito. Assim, você evita precisar efetuar uma nova correção depois da cirurgia.

A cicatriz da abdominoplastia fica em uma parte mais estratégica do corpo, chamada de marca do biquíni, ficando bem escondida.

Umbigo depois da cirurgia

Depois que a cirurgia da abdominoplastia é feita, o umbigo tem uma cicatriz no seu redor. Por conta disso, é necessário que você tome alguns cuidados para que essa cicatrização seja excelente.

Muitos pacientes dizem ser possível medir a técnica de um bom cirurgião pelo umbigo que ele faz depois da abdominoplastia. Quando você olha as fotos do pós cirúrgico e não consegue identificar nenhuma cicatriz aparente, então a técnica aplicada foi excelente, além da cicatrização ter sido boa. A incisão nessa região do umbigo não pode ser muito grande, e por isso o médico tem cuidado para calcular o diâmetro certo.

É válido lembrar que algumas mudanças podem acontecer durante a recuperação da paciente, como queloides ou problemas na cicatriz. Este tipo de intercorrência pode fazer com que o umbigo fique mais fechado depois da abdominoplastia.

Como fica a cicatrização do umbigo da abdominoplastia?

O processo de cicatrização do umbigo depois da abdominoplastia varia segundo o corpo de cada paciente, assim como a técnica utilizada pelo médico.   A cicatriz mais comum é aquela circular ao redor do umbigo. Mas, nos casos onde o umbigo é refeito, também uma cicatriz fica na parte de dentro dele, mais escondida e discreta. 

Sem dúvidas, a cicatrização do umbigo é tema de uma das maiores dúvidas de quem possui desejo de fazer a abdominoplastia. Mas, com todos os cuidados na recuperação, a cicatrização será excelente e as chances de você apresentar problema é praticamente inexistente.

O umbigo muda sua posição depois da cirurgia?

Outra dúvida comum dos pacientes que querem fazer abdominoplastia é saber se o umbigo muda de posição depois da cirurgia. A resposta é não. Ele permanece na mesma posição de antes da cirurgia, e apenas possui uma nova cicatriz ao redor.

A quantidade de excesso de pele que a paciente possui pode até dar a impressão de que o umbigo mudou de posição ou subiu, mas isso não acontece.

Maiores problemas no pós-cirúrgico

Existem alguns problemas que podem acabar acometendo as pacientes no pós-cirúrgico da abdominoplastia, como queloides na cicatriz, umbigo fechado, inflamações locais, vazamentos e muito mais.

Quando o umbigo inflama, por exemplo, sendo algo mais comum no pós-operatório, é mais uma resposta do nosso corpo sobre o trauma sofrido no procedimento. Este processo pode durar apenas alguns dias até que a cicatrização seja iniciada. 

Dessa maneira, é preciso ter muito cuidado sobre alguns detalhes, afinal, esse processo pode trazer desconforto, vermelhidão e dores na região. Por isso, é recomendado sempre entrar em contato com o seu médico para avisar sobre essas intercorrências.

No caso de vazamentos depois da abdominoplastia, isto pode significar que existe líquido abdominal acumulado, conhecido como seroma. É importante se atentar a cor desse líquido.

Quais os cuidados devo ter com o umbigo depois da abdominoplastia?

Para colocar os cuidados com o umbigo em prática depois da abdominoplastia é necessário seguir a risca todas as orientações do seu médico. Assim você consegue evitar problemas durante a cicatrização. 

O ideal é sempre manter essa região higienizada, evitando infecções. Saiba que o seu médico dará toda a assistência necessária para que você tenha cuidados na sua recuperação. Saber fazer a limpeza no umbigo após a abdominoplastia, por exemplo, é essencial. Com isso, você não pode molhar o curativo feito pelo seu médico até o momento do seu primeiro retorno novamente.

Logo após essa consulta, você receberá todas as orientações necessárias para fazer a higienização em casa. Os primeiros passos sempre envolvem fazer a limpeza do umbigo com sabão neutro usando cotonetes para isso.

Após isso, o curativo deverá ser feito com cuidado para evitar qualquer tipo de sujeira ou poeira na região. Não é recomendado fazer esforços durante a recuperação da abdominoplastia para evitar que seus pontos abram.

Conheça o Dr. Lucas e sua equipe

O médico é um dos mais procurados do estado e não é por menos. Possui graduação em medicina pela UNITPAC, cirurgião geral pelo hospital Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto-SP e cirurgião plástico pelo Serviço de Cirurgia plástica do Prof. Ivo Pitanguy.

Além disso, em seu currículo consta o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Entre os tratamentos da clínica estão: abdominoplastia, blefaroplastia, ginecomastia, lifting facial, lipoaspiração de papada, lipoaspiração, lipo hd, mamoplastia de aumento, mama redutora, ninfoplastia, otoplastia, prótese de mama e toxina botulínica. Para saber mais acesse o site ou agende uma avaliação

5/5 - (1 vote)
Dr. Lucas Consentino

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica de Cirurgia Plástica

Dr. Lucas Consentino

Artigos Recentes