Cirurgia-Plastica-SP-Dr-Lucas-Consentino

Nosso Blog

Abdominoplastia: como é a cicatrização?

Abdominoplastia: como é a cicatrização?
Guia de Conteúdo

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que atua na remoção do excesso de pele e gordura da barriga. Assim, também pode ser usada para corrigir diástase, uma condição em que os músculos do abdômen se afastam. Este é um procedimento que pode ser feito em conjunto com outras cirurgias, como a lipoescultura, por exemplo.

Trata-se de uma das cirurgias plásticas mais populares entre homens e mulheres. Por isso, se você estiver considerando a abdominoplastia, este artigo irá explicar o que é, como funciona e como se dá o processo de cicatrização. Boa leitura!

O que é abdominoplastia?

Abdominoplastia, também conhecida como dermolipectomia abdominal, é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção da pele e do tecido gorduroso da barriga. Ela também pode incluir a reparação de músculos abdominais afundados ou separados. 

Um dos momentos em que as pessoas optam por este procedimento, é depois de perder muito peso ou ter um bebê, já que esses eventos podem causar flacidez na pele e no tecido abdominal. 

Da mesma forma, a cirurgia também é uma opção para aqueles que sofrem, como mencionamos, de diástase recti, uma condição em que os músculos abdominais se afastam.

A abdominoplastia geralmente leva de duas a quatro horas para ser concluída e os pacientes geralmente ficam no hospital por pelo menos uma noite. Assim, o tempo de recuperação varia, mas as atividades leves geralmente podem ser retomadas dentro de duas semanas. No entanto, atividades mais intensas precisam esperar pelo menos seis semanas para serem retomadas.

Quem pode fazer a cirurgia?

O procedimento é indicado para pacientes que apresentam um excesso de pele e/ou gordura localizados na região abdominal, e que não respondem às medidas de controle do peso, como dieta e exercícios físicos. 

Veja também: Qual a diferença entre Lipo HD e Lipoaspiração? Veja para quem é indicado cada procedimento

 

Abdominoplastia: Cuidados pós-operatórios e cicatrização

Os cuidados no pós-operatório da abdominoplastia são muito importantes para o sucesso da cirurgia. Por isso, é importante que o paciente siga as instruções do médico e seja cuidadoso com a incisão. 

É comum que o paciente sinta dor e inchaço nas primeiras semanas, mas é importante controlar a dor com medicamentos prescritos pelo médico. Também é importante manter a incisão limpa e seca, usando os cuidados recomendados pelo médico.

Em relação à cicatrização da abdominoplastia, trata-se de um processo que pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, geralmente, ocorre de forma bastante eficiente e sem complicações. 

A incisão feita na região abdominal é costurada, e a área da pele removida é substituída por um enxerto de pele. A cirurgia exige cuidados especiais durante o período de recuperação, mas, em geral, a cicatrização é bem sucedida.

 

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

Dr. Lucas Consentino

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clínica de Cirurgia Plástica

Dr. Lucas Consentino

Artigos Recentes